| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Lazer na Vida Adulta

Page history last edited by PBworks 15 years, 4 months ago

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACED-FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À DISTÂNCIA

PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA – A

PÓLO ALVORADA

 PROFESSORA: Luciane Corte Real

TUTORA: Maura Nunes

ACADÊMICOS: 

 Artur Madruga, Ivana Molina, Márcia Kemele e Solange Sentinger.

 

 

 

 

PROJETO TEMÁTICO

 

 

 

LAZER NA VIDA ADULTA

 

 

 

 

 

Artur, em Paris, aproveitando uma folga

para um passeio em nome do lazer.

 

 

 

 

“O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos.

 

Charles Schulz

 

Justificativa:

A garantia da qualidade de vida é uma das preocupações mais difundidas atualmente e o lazer é um fator importante que contribui a essa qualidade de vida.Uma parte do ser humano, aquela que compreende a classe mais abastada, está vivendo mais porque está ressignificando o seu tempo. Dedicam uma parte dele ao lazer. Os menos favorecidos não têm esse tempo, trabalham mais e, em consequência, adoecem mais.

 

 

Planejamento Inicial:

Levantamento bibliográfico.

 

 

Tópicos:

  • A diferença entre lazer e recreação;
  • A contribuição do lazer à qualidade de vida;
  • Atividade Física como forma de lazer;
  • Prática de Esportes;
  • O lúdico na vida adulta.

 

Página de rascunho

 

Texto Final  Lazer na Vida Adulta

 

 

 

 

 

Comments (12)

lucreal@... said

at 10:43 pm on Oct 8, 2008

Pessoalllll!
Vamos nos articular e começar o trabalho?
Abraços profa.

Anonymous said

at 10:10 am on Oct 10, 2008

Um tema interessantíssimo, haja vista o lazer na vida adulta ser importantíssimo para a manutenção da saúde física, além da emocional. E, é claro, as diversas abordagens que o tema oferece, tornam fascinante a discussão. O lazer na vida adulta depende muito do ponto de vista de cada um. Um passeio, uma leitura, uma atividade física, uma saída para algum encontro, teatro, cinema,artes plásticas, dança, excursões, grupos de trocas diversas, etc.. São tantas as possibilidades, que as pesquisas para desenvolvermos este tema deverá se tornar um outro "lazer", certamente. Artur.

lucreal@... said

at 9:58 pm on Oct 14, 2008

Também acho o tema interessante. Quem sabe vocês abrem um link para uma página de rascunho e começam a colocar o material da revisão bibliográfica. Podriam também fazer entrevistas com profissionais da educação física, ou da área da saúde. Bjs LU.

lucreal@... said

at 9:58 pm on Oct 14, 2008

Artur...
Também queria este lazer da foto.... Bjs LU.

Anonymous said

at 10:37 pm on Oct 15, 2008

Pessoal, muito bom o tema. A justificativa ficou bem articulada, sustentando a escolha. Mas a partir dela, fiquei pensando... e para as classes mais pobres (menos abastadas), que conforme referiram, adoece mais por ter menos lazer, há uma alternativa? Me parece que seria interessante em algum momento falar um pouquinho sobre isso. Bjs

Anonymous said

at 6:17 pm on Oct 18, 2008

Com certeza, as classes mais pobres, menos abastadas,estão incluída na discussão, porque me parece que, por enquanto, não estávamos fazendo referência a que classe é dado o direito de ter lazer. Aí muito questionamento entra, se olharmos por esse viés. Questões políticas. Me parece que nós, os professores que estamos desenvolvendo esse trabalho, por si só somos suspeitos quando abordamos o "lazer", porque pertencemos a essa classe popular. Nesse sentido, quer queiramos ou não, e até mesmo porque somos "seres humanos", tenderemos a pensar "à partir de" e não "para", como quem estivesse olhando de um ponto fora do eixo, não pertencente a essa classe popular. Se a classe popular tem ou não lazer, se o lazer é dado ou conquistado por essa ou aquela classe, são questões que iremos pesquisar, com certeza. Em Nanterre, na França, por exemplo, o comércio inteiro fecha após as 12 horas de sábado e só vai abrir na terça-feira. Eles não trabalham na segunda-feira. Não sei se pelo lazer, mas nem jornal consegui comprar numa segunda porque encontrei esse quadro. E as escolas iniciam as 9 horas da manhã ( e claro têm turno integral). Às quartas-feiras nem um aluno tem aula ( outras atividades). Os professores estão em contínua formação às quartas. Bom acho que daqui por diante é necessário partir para um link de discussões. Abraços.

Anonymous said

at 11:04 pm on Oct 20, 2008

Ótimo Artur, é importante expandir a discussão. Estão indo bem, há muitas informações interessantes, agora é seguir as pesquisas, escrever e organizar o texto. Fiquei pensando... vocês colocaram como tópicos "atividade física como lazer" e "prática de esportes"... como pensaram a diferença entre estes dois pontos? Bjs e sigam em frente, próximo passo!

Anonymous said

at 10:05 am on Oct 22, 2008

Pessoal!
É interessante pensar nessa discussão das classes sociais e lazer. Será que o tipo de lazer é diferente? Vamos ver se vocês acham alguma coisa a respeito. Bjs LU.

Anonymous said

at 10:03 pm on Oct 30, 2008

Penso que seria uma ótima abordagem a sugestão da profa Lu! Iria enriquecer muito o trabalho que já está muito bom. Porém... cadê vocês pessoal? Já estamos na semana (penúltima) da organização final do trabalho (texto, pensar na apresentação...), motivação ok! Bj

Anonymous said

at 11:46 pm on Nov 10, 2008

Puxa gurias!!!! Muito legal o trabalho de vcs!Achei interessante os conceitos de "recreação" e "lazer"! Fiquei pensando em o quanto usamos o termo recreação com os alunos , mas pouco se aplica se formos pensar em seu contexto teórico!Um abraço, Magali

Anonymous said

at 11:18 pm on Nov 16, 2008

Pessoal, este assunto é muitísimo interessante, vocês definiram bem o que é lazer, se as pessoas fizessem ao menos um esforço para se entregar ao prazer de fazer o que gostam, não teríamos tanta gente estressada. Sei que a correria do dia-a-dia nem sempre nos permite fazer isto diariamente, mas temos que tentar né? Ô Artur, isto que chamamos de lazer heim??Abraços a tds!!!!!!

Anonymous said

at 9:07 am on Nov 17, 2008

Então pessoal, preparados para a apresentação? Bj

You don't have permission to comment on this page.